Spiga

Contradições da política gonçalense

O assunto a seguir foi a inspiração para que eu me rendesse à moda dos blogs, tendência do jornalismo a qual eu resisti um pouco. Mas de que outra forma eu poderia chamar a atenção de algumas pessoas para a contradição entre o discurso de posse da Prefeita reeleita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e suas primeiras atitudes no início do novo mandato? Duas matérias publicadas em dias seguidos, no mesmo jornal, mostram a discrepância entre suas palavras e suas ações. Um evidente desrespeito a inteligência dos que a escolheram, mais uma vez, para administrar a cidade.

"Reduzimos as secretarias e fizemos mudanças. Amanhã (03/11), começarei a anunciar novos secretários. Tive que reduzir as pastas. Apesar de termos fechados o ano com R$ 30 milhões em caixa a crise econômica pode vir a afetar a folha. Aproveitamos também a necessidade de exonerar os funcionários pela determinação da justiça, e acabamos com os parentes na administração. A partir de janeiro, nenhum parente poderá estar nomeado. Vamos acabar com o nepotismo".¹

No dia seguinte, a líder do executivo gonçalense anuncia o seu secretariado:

"A perfeita (Aparecida Panisset) criou uma nova secretaria, de Desenvolvimento Regional, e chamou para o comando Marilena Panisset da Costa."²

Para os que desconhecem, o sobrenome não é coincidência. A secretária nomeada para a nova pasta é irmã da Aparecida. Vale lembrar, que seu irmão, Márcio Panisset é secretário municipal de saúde desde o seu primeiro mandato. A promessa de enxugar o número de secretarias também não foi cumprida.

A determinação da justiça a qual a prefeita se refere como motivo para acabar com parentes na administração pública, foi aplicada pelo Supremo Tribunal Federal ano passado . O texto da decisão não considera nepotismo a presença de familiares em secretarias, mas francamente Prefeita, não seria melhor não ter tocado no assunto?

*1-Grilo, B. ‘As obras vão continuar’:Panisset afirma que novo mandato terá ênfase na infra-estrutura dê S. Gonçalo. Jornal “O São Gonçalo”, São Gonçalo-RJ, n°14.801,pág.2, 02 de janeiro de 2009.*1-Grilo, B. Caras novas no governo:Segundo mandato de Panisset começa com mudanças em secretarias. Jornal “O São Gonçalo”, São Gonçalo-RJ, n°14.802, pág.2, 03 de janeiro de 2009.

2 comentários:

  Renan Barreto

4 de janeiro de 2009 às 15:40

kkkkkkkkkkk Nepotismo é uma palavra que a tal prefeita dessa cidade maravilhosa que é vizinha à minha desconhece. A minha gloriosa cidade Nikity city também não tá com um prefeito muito bom não. Mas é aquele negócio, ganhou... Agora aguenta (sem trema haha). Quando a grande maioria (pleonasmo bonito) do povo souber votar talvez ninguém seja eleito ou alguém decente ganharia as eleições.

Valeu, Fê! Continua postando, hein.

  Renan Barreto

4 de janeiro de 2009 às 15:41

Ah! Esqueci de dizer. Esse é o blog de alguém que gosta do PSOL ou do PV? kkk just kidding