Spiga

Pesquisa estuda depressão em adolescentes

Sentir-se muito triste ultimamente, chorar mais do que o de costume, não ter energia suficiente para cumprir as obrigações, ter dificuldades para realizar com satisfação
atividades diárias e já ter pensado em suicídio. Um ou alguns desses sintomas foram detectados em 10% dos 1.923 alunos de escolas públicas e particulares de São Gonçalo, pesquisados pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves).


O estudo tinha por objetivo detectar sintomas de depressão em adolescentes entre 11 e 19 anos, matriculados na sétima e oitava séries do Ensino Fundamental e no primeiro e segundo ano do Ensino Médio. A pesquisadora e psicóloga, Cristiane Avanci, explicou que a cidade foi escolhida por ser o segundo maior município do estado em população e por ter alta vulnerabilidade em termos de violência. Ela falou sobre a importância do projeto.

“A fase da adolescência é muito propícia para o aparecimento de sintomas depressivos, por uma série de fatores. Os adolescentes estão em fase de mudanças e construindo sua personalidade. A relação com os pais, às vezes se torna mais distante e difícil. O problema é que se os sintomas não forem estudados e tratados, transpassam para a fase adulta, quando podem ter conseqüências ainda mais graves”, disse.

A relação com os pais pode influenciar mais no desenvolvimento da depressão do que se imagina. As amostras revelam que filhos de pais separados têm 73% mais chances de apresentarem os sintomas do que os que nunca passaram pela experiência. Ainda analisando o âmbito familiar, são mais propícios a serem depressivos, adolescentes que já foram vítimas de violência ou já presenciaram esses atos entre os pais.

Sexo feminino mais vulnerável - Outro dado importante é que 13% das meninas estudadas estão no grupo de vítimas da doença. A pesquisadora acrescenta ainda que elas têm mais que o dobro de chances de apresentar sintomas depressivos do que os meninos. A aceleração da puberdade, a prematuridade para a vida social, fatores endócrinos e um comportamento mais passivo seriam algumas das razões para a diferença.

Cuidado - A psicóloga Joviana diz que é possível que os sintomas sejam identificados pelos próprios pais. “Os pais precisam estar mais atentos. Se os filhos não apresentam prazer em sair com os amigos, desempenho ruim na escola ou têm dificuldade de se relacionar com as pessoas é aconselhável que a criança ou adolescente visite um profissional”, alerta.

Vamos ver quantas eu acerto?

Há pouco tempo fiz uma matéria sobre cartomantes, videntes, sensitivos e coisas do gênero. Percebi então, que mesmo sem entrarem em um consenso sobre a origem desse poder tão extraordinário da adivinhação e de mudar o destino das pessoas, tais criaturas desenvolvem uma atividade muito lucrativa. Como a atividade jornalística não me oferece muita satisfação financeira, resolvi entrar para o ramo. Alguém se opõe?

Nessa época é muito comum essas figuras aparecerem, cheias de pompa, dizendo ter nas mãos o futuro de todos e os maiores acontecimentos que se darão no ano seguinte. Pois bem, acho que essa é a minha chance. Mas tenham calma, esse não é um trabalho fácil e exige muita concentração. "Oooommm".

Surgiu...A minha primeira visão diz que catástofres climáticas acontecerão em 2009. Só não consigo ver onde e nem como. Pode ser tremor, ondas gigantes, congelamentos ou descongelamentos de regiões quentes ou frias...Não exijam muito, sou iniciante.

Nossa, tô ficando boa nisso... já consigo ver a próxima... uma importante autoridade vai morrer. Estranho, minha visão embaça logo em cima do nome do cidadão. Espera...talvez eu consiga ver o seu cargo... não... a outra visão está na frente. Sou ainda amadora, não consigo organizá-las. Passemos então para próxima.

Ah sim, essa é boa... uma estrela da TV vai engravidar. O pai? Bem, como eu vou saber?... é possível que nem ela saiba! Ih...espera! Falando em TV, eu tenho outra... Celebridades instantâneas marcarão presença em 2009, provavelmente no período de gravação do BBB. Viu como sou boa, nessa eu sei até quando vai acontecer.

Já sei o que estão pensando... por que ela não acerta os números da loteria? Meu poder ainda é muito bruto, é preciso tempo para lapidar. O máximo que posso fazer é dar um palpite do jogo de bicho. Peraí... concentração... ooooom... BURRO!Foi a primeira coisa que pensei!

Para facilitar gostaria de deixar claro que todas essas coisas devem acontecer entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Como a minha área de cobertura de previsões é ampla, pode ser que ocorram em qualquer parte do globo.

Os amigos interessados em um mapa astral podem enviar e-mail, mas antes de mais nada, depositem o pagamento na conta. Para evitar processos de propaganda enganosa, aviso previamente, a astrologia não é ciência exata e pode ser que seu destino te reserve surpresaaaas!!

Contradições da política gonçalense

O assunto a seguir foi a inspiração para que eu me rendesse à moda dos blogs, tendência do jornalismo a qual eu resisti um pouco. Mas de que outra forma eu poderia chamar a atenção de algumas pessoas para a contradição entre o discurso de posse da Prefeita reeleita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, e suas primeiras atitudes no início do novo mandato? Duas matérias publicadas em dias seguidos, no mesmo jornal, mostram a discrepância entre suas palavras e suas ações. Um evidente desrespeito a inteligência dos que a escolheram, mais uma vez, para administrar a cidade.

"Reduzimos as secretarias e fizemos mudanças. Amanhã (03/11), começarei a anunciar novos secretários. Tive que reduzir as pastas. Apesar de termos fechados o ano com R$ 30 milhões em caixa a crise econômica pode vir a afetar a folha. Aproveitamos também a necessidade de exonerar os funcionários pela determinação da justiça, e acabamos com os parentes na administração. A partir de janeiro, nenhum parente poderá estar nomeado. Vamos acabar com o nepotismo".¹

No dia seguinte, a líder do executivo gonçalense anuncia o seu secretariado:

"A perfeita (Aparecida Panisset) criou uma nova secretaria, de Desenvolvimento Regional, e chamou para o comando Marilena Panisset da Costa."²

Para os que desconhecem, o sobrenome não é coincidência. A secretária nomeada para a nova pasta é irmã da Aparecida. Vale lembrar, que seu irmão, Márcio Panisset é secretário municipal de saúde desde o seu primeiro mandato. A promessa de enxugar o número de secretarias também não foi cumprida.

A determinação da justiça a qual a prefeita se refere como motivo para acabar com parentes na administração pública, foi aplicada pelo Supremo Tribunal Federal ano passado . O texto da decisão não considera nepotismo a presença de familiares em secretarias, mas francamente Prefeita, não seria melhor não ter tocado no assunto?

*1-Grilo, B. ‘As obras vão continuar’:Panisset afirma que novo mandato terá ênfase na infra-estrutura dê S. Gonçalo. Jornal “O São Gonçalo”, São Gonçalo-RJ, n°14.801,pág.2, 02 de janeiro de 2009.*1-Grilo, B. Caras novas no governo:Segundo mandato de Panisset começa com mudanças em secretarias. Jornal “O São Gonçalo”, São Gonçalo-RJ, n°14.802, pág.2, 03 de janeiro de 2009.

Apresentação

Olá, meus amigos...

Sim, porque se estão aqui, vocês são grandes amigos. Considero, portanto, desnecessária uma apresentação formal. Mas para seguir o protocolo: meu nome é Fernanda Pereira, sou estudante do último ano de jornalismo na Universidade Candido Mendes. Trabalho em um jornal local da cidade de São Gonçalo e, por esse motivo, é possível que o conteúdo desse blog esteja, muitas vezes, ligado aos acontecimentos desse município. Mas não é esse o objetivo.

A intenção, como o próprio nome (um pouco clichê, eu confesso) sugere, é desopilar o fígado. Isso mesmo, quantas vezes sentimos a profunda angústia por não poder opinar sobre determinado fato? Por nos sentirmos sem voz? Acreditem, isso não muda quando se é jornalista. Nós somos os pobres coitados que sabemos e não podemos dizer. É cruel não poder criticar sua própria obra.

Cansados desse texto frio, que muito fala e nada diz, nós encontramos os blogs como veículos para desabafar. Então na hora de postar, aconselho que pensem na música imortalizada na voz da cantora Cláudia. "Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida. Preciso demais desabafar."